Seja bem-vindo e volte sempre!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Virtudes e Atitudes


Quem espera sempre alcança? É provável que não. Um exemplo claro disso são as milhões de pessoas que esperam um dia vencer nas "Loterias Caixa". Certa vez vi esse dito popular modificado e gostei de seu novo significado: "Quem só espera nada alcança!" Creio que isso sim seja verdade, devemos sempre ter calma e esperar pelas coisas, afinal isso é uma virtude! Mas tem determinadas coisas que ficar sentado no sofá sem fazer nada, não o ajudará, além da virtude precisamos de atitude! Por exemplo, um rapaz sonha em vencer na loteria, mas enquanto sonha, está trabalhando, pesquisando empregos melhores, procurando ter uma melhor condição de vida.

As virtudes são necessárias pois são elas que dão o equilíbrio a vida e consequentemente você terá uma sensação de bem-estar. Para que nossa vida  seja esplêndida devemos ser adeptos das sete virtudes capitais: Humildade, Caridade, Generosidade, Temperança, Diligência, Paciência e Castidade. Talvez poucos já ouviram falar sobre as sete virtudes, pois o ser humano enfatiza o ruim, então é mais possível que conheça os sete pecados capitais, do que as virtudes. Abaixo seguem as sete virtudes.

Humildade: Podemos ser ricos, pobres, bonitos, feios, mas devemos ser humildes, para que exaltar o que temos? Infelizmente o mundo é majoritariamente capitalista e não é fácil haver pessoas que preocupam conosco, mas é fácil haver pessoas que preocupam com que nós temos. Então mostre seu interior, seu "verdadeiro eu", mostre a todos seus verdadeiros sentimentos.

Caridade: Com toda certeza você pode auxiliar alguém que está em piores condições. Que seja um abraço, um afeto, se é de coração é caridoso.

Generosidade: É saber ajudar sem esperar que isso aconteça com você, é ter compaixão pelo próximo que está em um momento mais complicado na vida que o seu.

Temperança: Talvez possa ser substituída por moderação, enfim ser temperante é saber discernir quando, onde e como devo agir. É saber medir as consequências.

Diligência: Tenha ética e moral! Saiba como se portar, mas não seja escravo de ninguém, seja feliz, mas sabendo respeitar.

Paciência: Ser paciente é fazer as coisas ao seu tempo, sem querer pular etapas. Seu momento de plenitude física e espiritual ainda chegará, espere com calma.

Castidade: Um exemplo claro de ser puro e casto é quando temos respeito pela pessoa que se ama, sabendo a hora certa para avançar na relação.

A questão é a seguinte: Ninguém consegue sempre seguir as sete virtudes, e nem consegue viver sem alguma vez realizar um pecado capital, mas você pode e deve moderar o bem e mal com suas atitudes, pois são elas quem o definem. É que você faz, que te condena. Seja isso positivo ou negativo. As virtudes são como a teoria e as atitudes como a prática. Mostre que você tem domínio sobre si mesmo.

Enfim... "As virtudes são essenciais, mas as atitudes são fundamentais" Mateus Meirelles

2 comentários:

  1. Eu gostei muito do texto que nos motiva e da um impulso para nos mexermos... As vezes nem nos damos conta que a causa dos problemas pode ser nossa propia comodidade (preguiça-pecado capital). Tambem gostei muito de saber e ter claramente a partir de agora o conhecimento de quais sao as 7 virtudes (qualidades) necessarias para ser vista e aprovada como uma boa pessoa aos olhos de Deus, pois PERFEITOS nunca conseguiremos ser. Parabens pelo blog e sua inteligencia, sabedoria... Bjos Mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Mel. Você abstraiu exatamente o quis expressar. Para ser uma boa pessoa é só seguir as 7 virtudes. Obrigado por ler e pelos elogios. Fica com Deus. Beijos.

      Excluir

Comente, exponha sua opinião e interaja com o Virtudes. Aqui quem manda é você!